Senadora Juíza Selma se reúne com a ministra da Agricultura e a Aprosoja

10

A senadora Juíza Selma se reuniu ontem (3) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Durante a reunião, a associação apresentou à ministra os problemas decorrentes da atual calendarização do ciclo agrícola da soja no estado e os impactos de doenças como a ferrugem asiática.

Em encontro realizado na última sexta-feira (30), em Cuiabá, o problema também foi levado à parlamentar. De acordo com a associação, o atual calendário para o plantio no estado ocasiona a permanência do fungo da ferrugem em plantas vivas por mais tempo e, consequentemente, devido às pulverizações, há uma seleção ainda maior dos fungos. Essa seleção faz com que o micro-organismo inicie a safra seguinte mais resistente e a aplicação de fungicida não consiga recuperar a lavoura.

Os diretores da Aprosoja reforçaram a posição contrária à liberação do uso comercial de sementes de soja resistentes ao herbicida dicamba. Um ofício já foi entregue à ministra, no qual as entidades solicitam a responsabilização das empresas de biotecnologia pelos danos que possam ser causados na agricultura brasileira com o plantio dessas variedades e a aplicação do defensivo.

Na oportunidade, a senadora apresentou à ministra uma solicitação do município de Carlinda (MT) que trata sobre a disponibilização de recursos para a pavimentação asfáltica e sinalização do município. O pleito foi apresentado, no mês de agosto, à parlamentar pela prefeita, Carmem Martines.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here